sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Tecnologia na sala de aula





Em Indaiatuba, ferramentas tecnológicas estão acessíveis a todos os alunos da Rede Municipal de ensino. São as mesas educacionais, net books escolares, internet e lousa digital.
Um net book para cada aluno, a internet é sem fio. Posso levar os net na sala e pronto, os computadores estão conectado à internet.
Em relação à mesa educacional, os alunos usam o computador em grupo ( 6 alunos) pois trata-se de jogos que exigem a participação e interação da equipe. São formados por módulos e softwares educacionais com o objetivo de suprir as necessidades pedagógicas de alunos de diferentes idades, níveis de conhecimento e de desenvolvimento.
Há uma integração entre o material concreto e o software, proporcionando a aprendizagem de conteúdos de diversas áreas do conhecimento além de desenvolver habilidades como:
  • criatividade
  • raciocínio lógico
  • organização espacial
  • coordenação motora
  • expressão oral e escrita
  • resolução de problemas
  • trabalho em grupo
Essas habilidades desenvolvidas proporcionam um ambiente de interação e socialização.
O
software que mais gosto de utilizar é o Positivo tabuada. São atividades que levam o aluno a aprender a tabuada de um jeito lúdico e divertido, exercitando a memória, raciocínio rápido e lógico em forma de jogos. As atividades que os alunos mais procuram são:
  • Jogo da memória
  • Batalha naval
  • Estouro de balões


As fotos são minhas. As informações foram escritas através de atividades
vivenciadas na escola e com base na leitura do Site

Positivo - Educacional
http://www.escolapositivo.com.br/portugues/grupo/vermateria.asp?id=208&UGP=2



terça-feira, 16 de novembro de 2010

Os livros chegaram!

Depois de alguns dias de espera,
os livros chegaram no meu endereço.

(Clique na imagem para ampliá-la)

Os livros são:

Bem-te-vi e outras poesias de Lalau e Laurabeatriz
O jogo da parlenda de Heloisa Pietro
Lobisomem
Os três porquinhos

Companhia das Letrinhas
e
Girassol
Fundação Itaú Social

São lindos! Adorei!

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

O meu pé de laranja lima

De José Mauro de Vasconselos


Este livro marcou a minha vida.
E gostaria de resgistrar algumas impressões
pessoais sobre a temática do livro.

O livro conta história de um menino,
Zezé
e sua amizade com um pé de laranja lima.

Ele era pobre, sua família possuía poucos recursos financeiros.
Seu pai estava desempregado, sua mãe, trabalhava até tarde numa fábrica.
Ele tinha mais quatro irmãos: Totoca, Jandira, Glória e Luís.

O livro é narrado em primeira pessoa, Zezé vai contando a sucessão de fatos que ocorrem.
Que a família foi obrigada a mudar para uma casa mais simples.
Foi nessa casa que Zezé começa a se
relacionar com um pé de laranja lima nos fundos do quintal.
Ele o chamava de Minguinho.
Para Minguinho Zezé contava seus segredos e dividia as suas angústias.

Zezé era um menino muito inteligente,
aprontava coisas que deixavam os adultos enfurecidos.
Mas era muito sensível e bondoso.
Apanhava muito da sua irmã e do pai.
Adorava a sua professora, aprendeu a ler sozinho,
muito antes de ir pra escola.

Luizinho, seu irmão mais novo,
era seu amigo também a quem depositava muita confiança.

Um dia Zezé ficou sabendo que a linha de trem iria
ser construida bem no fundo do quintal no lugar
onde estava plantado o seu pé de laranja lima.
Iriam cortar o seu amigo em nome do progresso.

Zezé se encantava com o carro do Português.
Um dia se pendurou na traseira desse carro e
levou uma surra do português. Zezé,
então jurou matar o português, guardando antipatia dentro de si.

Mas passado algum tempo, ele se corta num caco de vidro
e a família o manda para a escola.
No caminho, mal aguenta andar de tanta dor.
(Esse trecho do caco de vidro, eu estudei na 5ª série,
me lembro bem, foi a partir daí que começou meu interesse pelo
livro).
O português, seu Valadares se solidariza,
o leva para o hospital, compra doces para ele.
A partir daí começa uma amizade pura e verdadeira.
Passam a se encontrar às escondidas e se torna um segredo amizade dos dois.
Saem para pescar e fazer piquenique e
se divertem muito. Zezé o chama de Portuga.

Um dia Zezé viu de longe uma multidão na linha do trem.
O trem havia feito uma vítima fatal e essa vítima era Seu Valadares.
Zezé ficou desnorteado, ficou doente, chorou por vários dias,
se recusou a se alimentar.
Todos pensavam que era por causa do pé de laranja lima
que estava sendo ameaçado de corte por causa da linha de trem.

Depois de uma semana seu pai arrumara emprego e
anuncia que a família vai para uma casa melhor onde ele
poderia escolher as árvores que quisesse.
Seu pai diz para Zezé:

-Quando o cortarem você estará longe daqui e nem sentirá.

Zezé começou a chorar e lembrando do seu amigo que se fora disse:

- Já cortaram, papai, faz mais de uma semana que cortaram o meu pé de laranja lima.

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Passaram se muitos anos.
O menino cresceu e está com quarenta e oito anos e
tem a impressão que ainda é criança.
E não esquece aquela amizade da infância.

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Eu sempre gostei de falar sobre essa história,
porque é a história de uma criança sensível.
E tudo que é sobre criança, professor, educação,
lição de vida, mensagem, me chama a atenção.
Me faz querer entrar dentro do livro ou do filme.

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O livro todo é lindo!

E você? Já leu o livro? O que achou?
Já viu a novela sobre o livro?
Quais as suas impressões sobre essa história?

sábado, 6 de novembro de 2010

Livros infantis gratuitos


Como forma de incentivar a leitura, o Banco Itaú está distribuindo livros infantis gratuitamente.
Para receber os livros, é preciso preencher o formulário.
Para mais informações, clique aqui.


Uma boa iniciativa do Banco Itaú.