domingo, 13 de fevereiro de 2011

O encontro marcado.

Passei toda minha infância longe da cidade, num sítio onde havia um pé de jabuticaba, muitas árvores, muito verde, muitos passarinhos. Provei das delícias de colher fruta madura do pé, de andar com os pés descalços e de correr livremente pela grama, sem ter medo de nada. Entetanto, foi muito difícil estudar. Meus pais possuíam poucos recursos para oferecer a mim a aos meus dois irmãos menores. Estudei até a quarta série numa escola rural, onde os filhos dos agricultores e dos funcionários da cerâmica compartilhavam as mesmas carteiras. Lembro-me que a professora se desdobrava para atender as quatro séries ao mesmo tempo e na mesma sala de aula. Apesar da falta de recursos e do desconforto, havia um tempo reservado para brincar nos arredores da escola. E como brinquei, como corri, como fui feliz!

Iniciei o período ginasial na cidade. Me empenhei muito nos estudos. Passei a conhecer através dos livros muitos lugares, personalidades, romances.

Os anos que se seguiam foram marcados por boas notas e entreguei-me totalmente aos livros. Com dezessete anos, já havia lido Gandhi, Jorge Amado, Érico Veríssimo, José Mauro de Vasconcelos e muitos outros.

Lia muito Fernando Sabino. As obras que li são: O grande mentecapto, O menino no Espelho, O encontro marcado, o conto O homem nu. Há livros que realmente marcam a vida de um jeito que serão lembrados para sempre.

O meu livro preferido do Fernando Sabino foi “O encontro Marcado”, de Fernando Sabino. Relata a história de um adolescente Eduardo Marciano, desesperado a procura de si mesmo e da verdadeira razão de sua vida. Ele se torna um adulto e percebe que nunca fora o mesmo. Tem o hábito de citar frases de filósofos e poetas. Debate temas com os amigos. Houve uma forte identificação com os relatos em relação aos desencantos, melancolia e a busca pelo encontro que eu não sabia bem o que era, mas que não desistia de buscar. Foi através dessa leitura e de outras que eu pude entender o que acontecia comigo e me ajudou a refletir sobre quem eu era e o que desejava ser...


Lindo e sublime o jeito de escrever de Fernando Sabino! Um dos grandes escritores do Brasil. Ele se se foi, mas permanece em suas obras.


Um comentário:

  1. Rô, também cresci no interior onde estudei até o segundo grau. Fiu pra Capital e retornei ao interior e ainda hoje tenho o privilégio de comer fruta no pé. No meu quintal tem manga, acerola, pinha, cajú... É muito bom...
    Vim te oferecer um selinho que está na postagem de ontem. Uma ótima semana!!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir