terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Rosinha, minha canoa


De José Mauro de Vasconselos

O livro me sensibilizou muito. Na escola onde fazia a sétima série tinha uma biblioteca enorme e escolhi o livro, porque tinha acabado de ler O meu pé de laranja lima, de José Mauro de Vasconselos. Me chamou a atenção, o título. Pensei: Por que Rosinha? Por que minha canoa? E através dessa leitura maravilhosa, percebi que a canoa falava. Vejam só! José Mauro conversou com um pé de laranja lima e com uma canoa. Há trechos de pura poesia e sensibilidade.

"Rosinha, minha canoa" é uma obra que conta a história de Zé Orocó, um homem de hábitos simples e sensível, eu diria um romântico apaixonado pela natureza em que foi criado. Gosta da vida calma sem luxo e sem preocupações longe da cidade grande. Não tem ambição. Para ele basta viver na sua terra em meio à floresta e rios, com a sua canoa, sua melhor amiga.

Zé Orocó tem uma casinha simples, tipo de um ranchinho, na beira do Rio Araguaia. Sua rotina de vida é subir e descer o rio, que conhece muito bem e descobrir pontos não explorados pelo homem. Quem o acompanha? Rosinha, sua canoa. Ele se dirige a ela como se fosse uma pessoa da família, conta seus segredos, mantém longas conversas e reflexões. Diante dessa amizade explícita com a canoa, espalhou-se a fama de louco e é internado num manicômio da cidade bem distante da sua Rosinha.

Zé Orocó critica o modo de vida dos urbanos, sempre apressados, com horário pra cumprir, carros na rua, fumaça, poluição, barulho, violência, pessoas estressadas. E afirma que louco são os homens da cidade por levar esse tipo de vida...

Enfim, uma história de pureza, amizade, fantasia, lendas, amor pela natureza e o enaltecimento pelas coisas simples da vida. Leitura cativante. Quem faz a leitura desse livro, sempre tem algo para contar!


*************************************************


7 comentários:

  1. amei rosinha minha canoa,lindo demais

    ResponderExcluir
  2. Me apaixonei pelo Rio Araguaia antes de conhecê-lo, quando mergulhei nessa poesia maravilhosa que é "Rosinha, minha canoa". Quando me deparei com o Araguaia, não pude deixar de vê-lo através dos olhos de Zé Orocó.
    Até hoje, foi o livro que mais li em minha vida... não consigo resistir e sempre dou um "mergulho" em suas páginas, toda vez que que ele "pisca" para mim do alto da estante.
    Realmente, uma poesia!

    ResponderExcluir
  3. AMEI MEU PÉ DE LARANJA LIMA COMO ROSINHA, MINHA CANOA, JÁ LI VÁRIAS VEZES E AGORA ESTOU LENDO PARA MINHA SALA DE AULA, É SIMPLESMENTE MARAVILHOSO, PARA SER GUARDADO NO FUNDO DO CORAÇÃO.... PARABÉNS

    ResponderExcluir
  4. Tambem quis ler apos ter lido Meu Pé de Laranja Lima, amei o livro e até hoje tambem não me sai da cabeça, e tambem amo ter uma vida simples, longe da cidade grande.

    ResponderExcluir
  5. Conceição Lages Foi o livro q mais marcou minha infancia além de O Pequeno Príncipe. É uma viagem maravilhosa atrvés das páginas do pricípio ao fim.Amei.

    ResponderExcluir
  6. lí o livro "Meu pé de laranja lima" e até hoje,foi o melhor livro que lí em minha vida toda. Não tive a oportunidade de ler ainda,mas espero que "Rosinha minha canoa" seja tão bom quanto!

    ResponderExcluir
  7. Tenho 57 anos e não deixo de me emocionar até ás lágrimas sempre que leio ou mesmo apenas ouço qualquer referência a José Mauro de Vasconcelos, pelas várias facetas da sua vida... Particularmente,o livro O Meu Pé de Laranja Lima que tanto me fez chorar com o menino Zezé...
    antonio carlos

    ResponderExcluir