domingo, 13 de novembro de 2011

Meus primeiros trabalhos com Quilling










Esses são os primeiros trabalhos que fiz. A técnica chama-se Quilling. São tirinhas de papéis enroladas, moldadas e coladas de acordo com o desenho proposto ou criado.

Eu sempre quis aprender essa técnica, mas achava que deveria comprar as ferramentas, que era muito complicado e delicado demais. Que nada! Não precisei comprar ferramentas, basta um palitinho de madeira, várias tirinhas de papéis coloridos, cola e tesoura.

Por enquanto sou uma simples iniciante, mas quero praticar bastante para aplicar na sala de aula.

A professora Helaine que me apresentou e me ensinou a técnica disse que os alunos adoram e que durante a prática do Quilling ficam mais calmos e confiantes.

É soltar a imaginação e criar.

domingo, 6 de novembro de 2011

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Sugestão de Sondagem: Ditado dos números


  • Preparar com antecedência tirinhas de papel, com espaços para o nome da cada aluno e os números a serem ditados.
  • Entregar as tirinhas para os alunos e pedir que escrevam o próprio nome. Explicar que o ditado é sobre números. Dar um exemplo na lousa para garantir que todas as crianças entendam a atividade proposta.
  • Faça o ditado dos números, um a um, repetindo sempre que for necessário.
  • Recolher os ditados dos alunos para em seguida analisar como entendem os números. É importante registrar suas observações. Colei as tirinhas de todos para ter uma visão melhor de toda a classe.
  • Fazer uma nova sondagem no final do semestre, para avaliar os avanços dos alunos em relação ao conhecimento dos números.
  • Essa atividade é fundamental para obter informações com registros e poder acompanhar os avanços dos alunos em relação aos conhecimentos numéricos.
  • É necessário comparar as informações das duas sondagens para que seja possível avaliar os progressos dos alunos e preparar novas propostas de atividades pedagógicas.
  1. Pode parecer uma atividade simples demais, mas que traz bons resultados
    e que me ajudou bastante no quesito sondagem e a oferecer atividades que possam sanar as dificuldade dos alunos. Por exemplo: há alunos que no número 2.015 escreveram 215, outros no número 1.004 escreveram 104.

    Essa atividade é referente ao PIC ( Programa intensivo de ciclo)
E você tem alguma sugestão para Ditados dos números?

Na revista Nova Escola encontrei uma aula de
Ditados dos números e como intervir nas hipóteses
dos alunos.
Muito legal!

Confira!